sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Global House Price Index 2ºT 2009

A actual situação económica mundial ainda continua a influenciar os principais mercados e, consequentemente, o valor das casas.
De acordo com o estudo elaborado pela Knight Frank, representada em Portugal pela Worx, e tendo por base os países em análise, o decréscimo médio anual do valor das casas registado no 2º Trimestre de 2009 foi de 6,5 por cento, enquanto a variação do 1º Trimestre de 2009 para os meses de Abril, Maio e Junho do presente ano foi de -2,6 por cento.
Em termos específicos, Israel surge como o país onde se verificou um maior crescimento do valor das casas, tendo-se registado tanto um aumento anual, na ordem dos 12,5 por cento, como trimestral (4 por cento). Já a Suíça mantém a subida no ranking e surge no mais recente estudo na segunda posição com um aumento de 6,1 por cento nos últimos 12 meses, tendo-se testemunhado um crescimento trimestral de 2,1 por cento.
Relativamente à Indonésia surge na terceira posição do ranking anual no aumento do valor das casas, depois de ter atingido um crescimento anual e trimestral de 2,1 e 0,7 por cento, respectivamente. Refira-se ainda que a Ilha de Jérsia (1,5 por cento), Luxemburgo (0,8) e Bélgica (0,2) foram os outros países que registaram um aumento do valor das casas numa análise anual.
No que diz respeito às maiores quedas anuais, destaque para o Dubai que surge com um decréscimo de 47,3 por cento, enquanto nos EUA e Reino Unido verificaram-se fortes quedas no preço das casas, respectivamente, 15,4 e 11,7 por cento. Já na análise trimestral, estes países apresentaram um crescimento de 1,3 por cento (EUA) e 1,1 por cento (Reino Unido), enquanto a Noruega, que registou um decréscimo anual de 1,5 por cento, apresenta o maior aumento no valor das casas nos três últimos meses, com uma percentagem na ordem dos 5,3.
Em relação a Portugal, testemunhou-se um recuo anual de 1,5 por cento, enquanto a variação trimestral – Abril, Maio e Junho de 2009 – foi de +1,7 por cento. Já em Espanha a queda anual foi de 8,3 por cento, tendo-se testemunhado ainda um recuo trimestral de 1,9 por cento no 2ºT de 2009.

In: Imobiliária

Sem comentários:

Enviar um comentário