domingo, 25 de outubro de 2009

Novos interesses dos investidores

A Conferência deste mês da CB Richard Ellis sobre o Mercado de Investimento Europeu, que teve lugar na Expo Real, em Munique, revelou que a confiança dos investidores está a melhorar em grande parte da Europa Ocidental, reflectindo a melhoria das condições económicas do mercado e a forte corrida aos mercados de capitais, verificada desde Março.
Na maioria dos mercados, o interesse centra-se nos imóveis prime e tem partido dos investidores que recorrem sobretudo a capitais próprios, que operam com baixos rácios de endividamento e cujo investimento é essencialmente em imóveis prime.
A excepção à regra é o Reino Unido, onde o interesse dos investidores se estendeu do segmento prime a praticamente todos os segmentos do mercado, como consequência da falta de oferta de imóveis prime. É expectável que esta tendência se estenda a outras partes da Europa no decorrer dos próximos meses, sendo Paris provavelmente um dos primeiros mercados a alargar a procura, para incluir o segmento menos prime do mercado.
A crescente procura de imóveis prime ainda não se reflectiu nos dados relativos ao volume de negócio do mercado de investimento imobiliário europeu. Contudo, esta tendência já se reflecte nas taxas de capitalização prime. (prime yields). Estas estabilizaram no decurso do segundo e terceiro trimestres e, em alguns casos, estão agora a revelar uma tendência descendente. Em 2008, as prime yields de escritórios tinham aumentado a uma média de 25 pontos base por trimestre. A descida da yield média no segundo e terceiro trimestre deste ano revela a recuperação que se está a verificar nos preços.

In Imobiliária

Sem comentários:

Enviar um comentário